"No ano passado, registou-se um “claro aumento” da percentagem de colocação em alguns cursos da Universidade de Coimbra (UC), na 1.ª fase de candidaturas ao Ensino Superior. Exemplos disso foram os cursos das faculdades de Direito, Economia, Farmácia, Psicologia e Ciências do Desporto e Educação Física , onde todas as vagas foram preenchidas."

"Mas o que é de salientar, é que nos cursos referidos - tal como aconteceu nas cinco faculdades -, a percentagem de colocação foi de 100 por cento. “Para além disso, houve um aumento das médias dos cursos"

Isto são partes de um artigo publicado pelo Diário As Beiras, onde mostra que o curso de Relações Internacionais (que é o que nos diz respeito) atingiu um valor de colocações de 100% no total de 45 vagas.
Penso que é importante fazer uma análise destes dados e entender o que leva os estudantes a ingressarem no curso de R.I e a preencherem o total das vagas disponíveis.
Esta questão torna-se ainda mais pertinente se pensarmos que o nosso curso carece de saídas profissionais que se concretizem em emprego. Pensarão os estudantes que este é um curso de futuro? Aquando da escolha pensa-se apenas na área de interesse e não na futura inserção no mercado de trabalho?

Todas estas questões podem ser respondidas por vocês nos comentários.

Etiquetas:

 
NERIFE | | 6 de fevereiro de 2008


6 Comentário(s):


    6 de fevereiro de 2008 às 13:49, Anonymous Anónimo

    Penso eu de que este é o curso ideal para o futuro do mundo, foi por isso que me inscrevi este ano e estou mto contente!

    fiquem bem

     

    7 de fevereiro de 2008 às 01:54, Anonymous Anónimo

    a carreira diplomática sempre me seduziu foi por isso que escolhi este curso..para ser verdadeira,nunca pensei muito no futuro

     

    7 de fevereiro de 2008 às 03:43, Anonymous Anónimo

    porque tal taxa de colocação?!?penso que se deve ao gd pressupostos do nosso curso, à actualidade e pertinência das cadeiras leccionadas e às saídas profissionais que poderemos obter. a nossa àrea é muito abrangente e (supostamente) abre as portas ao sonho de muito boa gente: grandes cargos políticos para tornar o mundo melhor - esperemos nós! penso que só este ano se verificou 100% de colocação porque só agora estamos a assitir a uma maior divulgação do curso, divulgação esta muito devida à abertura de mais cursos de RI (ou derivados) em td o país e penso que tambem porque, devido a crescente taxa de desemprego, se uns vao para os cursos com saída, outros, como nós, levamo-nos pelos nossos verdadeiros interesses - se é para o desemprego em RI, direito, historia ou psicologia, etc ao menos k tentemos na área que gostamos. penso que tds os k ingressaram neste curso o fazem por vocação porque sabem k nao vai ser facil quando o acabarem...

     

    7 de fevereiro de 2008 às 03:53, Anonymous Anónimo

    acho que Relações internacionais foi é e será sempre um curso de futuro! em relação ao pessoal que ingressa em RI tenho vindo a aperceber-me que cerca de metade entra interessado no curso em si e nos conhecimentos que obtem e a outra metade tira o curso a sonhar com as saídas profissionais que o curso oferece (sem contar, claro, com todos aqueles que nao se interessam por nada e nem os livros passeiam ... que ainda sao bastantes)

     

    8 de fevereiro de 2008 às 22:19, Anonymous Anónimo

    Este blog sinceramente está-me a surpreender pela positiva. Ao inicio pensei que fosse mais um blog com 2 posts e que depois morresse, mas não. É actualizado e trata de assuntos sérios como este post mostra. O núcleo nunca me disse muito por vários motivos, mas também tenho que reconhecer e dar os parabéns pela forma como estão a desenvolver este site.

    EL Mariachi

     

    10 de fevereiro de 2008 às 17:09, Anonymous Anónimo

    não entrei no que queria, r.i foi 2ª opção.