No passado dia 20 de Fevereiro foi empossada a XI Direcção do Núcleo de Estudantes de Medicina, eleita no dia 13 de Dezembro. A cerimónia decorreu no Anfiteatro de Fisiologia da FMUC e contou com a presença das Tunas da FMUC.

A presença do NERIFE neste tipo de eventos tem como objectivo estreitar relações entre o nosso núcleo e os outros núcleos de estudantes da Universidade de Coimbra.

Etiquetas:

 
NERIFE | Comentar (2) | 29 de fevereiro de 2008


No passado dia 11 de Fevereiro o NERIFE/AAC esteve presente no 10º aniversário do Núcleo de Estudantes de Medicina Dentária que se realizou no pólo 3.

O aniversário deste núcleo decorreu com a presença musical do Grupo de Fados Despertar, com discursos de antigos membros do núcleo e de actuais membros do NEMD. Aproveita-mos mais uma vez para parabenizar o NEMD e desejar-lhes outros 10 anos de bom trabalho.

Etiquetas:

 
NERIFE | Comentar (2) | 23 de fevereiro de 2008

O NERIFE/AAC conjuntamente com os restantes núcleos de estudantes da Faculdade de Economia está a preparar a remodelação da sala que costuma ser o local de trabalho para os elementos que constituem os núcleos.

Para o efeito foi adquirido material informático novo, assim como mobiliário. Para breve estará totalmente remodelada uma sala que já à muito necessitava de uma mudança de fundo.

A foto é referente ao "dia de mudanças" com os elementos do NERIFE a participarem na retirada do antigo mobiliário. O NERIFE compareceu em força e foi dos núcleos mais participativos na mudança.

Etiquetas:

 
NERIFE | Comentar (3) | 12 de fevereiro de 2008



"No ano passado, registou-se um “claro aumento” da percentagem de colocação em alguns cursos da Universidade de Coimbra (UC), na 1.ª fase de candidaturas ao Ensino Superior. Exemplos disso foram os cursos das faculdades de Direito, Economia, Farmácia, Psicologia e Ciências do Desporto e Educação Física , onde todas as vagas foram preenchidas."

"Mas o que é de salientar, é que nos cursos referidos - tal como aconteceu nas cinco faculdades -, a percentagem de colocação foi de 100 por cento. “Para além disso, houve um aumento das médias dos cursos"

Isto são partes de um artigo publicado pelo Diário As Beiras, onde mostra que o curso de Relações Internacionais (que é o que nos diz respeito) atingiu um valor de colocações de 100% no total de 45 vagas.
Penso que é importante fazer uma análise destes dados e entender o que leva os estudantes a ingressarem no curso de R.I e a preencherem o total das vagas disponíveis.
Esta questão torna-se ainda mais pertinente se pensarmos que o nosso curso carece de saídas profissionais que se concretizem em emprego. Pensarão os estudantes que este é um curso de futuro? Aquando da escolha pensa-se apenas na área de interesse e não na futura inserção no mercado de trabalho?

Todas estas questões podem ser respondidas por vocês nos comentários.

Etiquetas:

 
NERIFE | Comentar (6) | 6 de fevereiro de 2008

Estas são as publicações recomendadas pelo boletim do Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental, esperamos que estes títulos vos possam ser úteis para uma melhor compreensão do mundo em que vivemos.

Agora que os exames estão quase a acabar, aproveitem para dar uma vista de olhos nos seguintes títulos:

Atrocities and International Accountability: Beyond Transitional Justice

Handbook on HIV and Human Rights for National Human Rights Institutions

Tomorrow's Crises Today:The Humanitarian Impact of Urbanisation

World Economic Situation and Prospects 2008

Institutional Change and Economic Development

Challenges of the Least Developed Countries: Governance and Trade

Etiquetas:

 
NERIFE | Comentar (3) | 4 de fevereiro de 2008


Depois dos pedidos de inúmeras famílias, aqui está a foto da equipa "Pró Geral-Parte 2" que foi campeã do Torneio de Futebol do NERIFE.

Aí estão os artistas da bola:Ana Luisa, Pinóia, Daniela, Flávio(em representação da comunidade brasileira), Luís Pedro e Vasco.

Etiquetas:

 
NERIFE | Comentar (0) | 2 de fevereiro de 2008